Pão australiano – aquele do Outback

Desde a primeira vez que experimentei, me apaixonei. É um pão preto, integral, mas super macio e saboroso, de paladar diferente dos pães integrais tradicionais. Levemente adocicado, levemente amarguinho, lembra café. Pesquisei bastante até chegar a esta receita, que adaptei de acordo com o que pesquisei. Tem muita gente inventando moda errada com esse pão, falando que tem que colocar corante (pra quê?!), nescafé (nada a ver!), nem mencionam as farinhas integrais e não descobriram qual é o verdadeiro segredo desse pão. Eu descobri e passo pra vcs!

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de farinha de trigo integral

1 xícara de farinha de centeio

2 colheres de chocolate em pó ou cacau em pó

1 colher de chá de sal

4 colheres de açúcar mascavo

1 1/2 xícara de água morna

1 pacotinho de fermento biológico granulado

2 colheres de manteiga

1/4 xícara de mel

fubá para polvilhar

Dissolva o fermento em 1/2 xícara de água + o açúcar mascavo e 1 xícara de farinha (tire do que já foi medido das quantidades acima). Deixe descansando. Enquanto isso, misture os ingredientes secos em uma vasilha e meça os demais. Após 10 minutos de descanso do fermento, acrescente a água, a manteiga, o mel e os ingredientes secos. Por favor, use chocolate ou cacau, não vá inventar de colocar achocolatado, hein? Misture bem até formar uma massa que desgruda das mãos. Se precisar coloque um pouco mais de farinha, mas não muita. Deixe crescer até dobrar de volume, coberto com um pano em lugar protegido de vento ou frio. Em seguida, reparta a massa em quatro e, polvilhando fubá sobre uma superfície plana e sobre a massa, estenda-a com o rolo, numa espessura de não menos de 1cm. Enrole como rocambole e coloque em uma forma polvilhada com fubá. Deixe crescer novamente, fazendo o teste da bolinha: coloque uma bolinha de massa em um copo com água. Quando a bolinha vier a tona, o pão está pronto para ir ao forno. Asse até ficar levemente corado.

Sirva quente, com manteiga fresca. Uma dica que me deram – e que eu ainda não experimentei – foi a de bater manteiga sem sal, na batedeira, com um pouco de água gelada (na proporção de 1 de água gelada para 2 de manteiga). Se alguém fizer me conte se deu certo. Dizem que fica igual à manteiga do Outback, mas eu acho que a deles é feita com creme de leite fresco…

About these ads
Published in: on 30 de abril de 2012 at 13:56  Deixe um comentário  
Tags: , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: http://patpatisserie.wordpress.com/2012/04/30/pao-australiano-aquele-do-outback/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s